quarta-feira, 20 de maio de 2009

SUCESSO E FEITIÇARIA


1. Duas palavras gregas são utilizadas para designar feitiçaria: “mageia” (de onde deriva a palavra mágica) e pharmakeia [1], de onde provém a palavra farmácia, que é traduzida por "feitiçaria" em Gl 5.20; Ap 9.21 e 18:23. Esta última expressão principalmente significava o uso da medicina, das drogas, dos encantos; do evenenamento; depois, então, a feitiçaria.
2. Várias palavras diferentes são traduzidas por "feitiçaria" no Antigo Testamento (1Sm 15.23; 2Cr 33:6; 2 Rs 9.22; Mq 5.12 e Na 3.4). Deus proibia que seu povo tivesse alguma relação com o que hoje denominamos "ocultismo" (Dt 18.9-14). As bruxas eram exterminadas (Ex 22.18; 1Sm 28.7-9). O povo de Deus não devia buscar luz nas trevas.
3. A prática da feitiçaria esta associada a uma lei fundamental, denominada de Lei do Mentalismo - "Penso, logo existo". Esta lei nos afirma que todo o universo é Mental. Tudo existe na mente da “deusa” ou do “deus”, que em nós "pensa" para a existência. Seria como dizer que a mente humana são como computadores interligados em uma rede, onde o provedor, por exemplo seria a Grande Mãe. Somente ela possuiria a mente divina que sustenta e fornece subsídios para a evolução do homem.
4. Os cientistas acreditam que os fenômenos do mundo material têm seu esteio numa ordem chamada de inteligência objetiva. Os feiticeiros dizem tratar-se da “Mente da Deusa”. Segundo eles todo conhecimento flui e reflui através dela. Entretanto, os adeptos desta prática afirmam que mesmo estando conectados "dia e noite" com a “Mente da Deusa”, eles não tem acesso a todo o tipo de conhecimento, pois caso isso acontecesse, alegam que não teriam como manuseá-lo, nem processá-lo.
5. Com isso, explicam que sendo a natureza perfeita, ela teria presenteado o homem com filtros ou bloqueadores que supostamente impedem a mente de ser bombardeada com excesso de informação. Assim, somente em "estado alterado de consciência" é que estes bloqueadores seriam desligados permitindo o contato direto com a “Mente da Deusa” e então, para a Mente do Todo.
6. Com estas teorias, e apesar das advertências bíblicas e das terríveis conseqüências da desobediência, uma série de ensinos duvidosos tem encontrado espaço nos púlpitos das igrejas na atualidade. Em busca do sucesso pessoal e financeiro, muitos cristãos tem sido seduzidos para a prática da feitiçaria. Este tipo de procedimento surge para alguns crentes sob o disfarce de técnicas de indução à fé que proporcionam crescimento de poder espiritual e experiência de milagres. Charles Colson, citado por Dave Hunt [2] em sua obra escreveu o seguinte:
“O inimigo está entre nós. Ele se infiltrou de tal modo em nossas linhas que muitos simplesmente já não conseguem distinguir entre a verdade e a heresia”

7. Uma das maiores autoridades mundiais no ocultismo e sua história, envolvido ele mesmo com o oculto, Manly P. Hall [3] declarou o seguinte:

“...há farta evidência de que em muitas formas do pensamento modernos – especialmente na chamada psicologia da prosperidade, na metafísica do desenvolvimento da vontade e em sistemas de técnicas de venda de alta pressão – a magia negra passou por uma simples metamorfose, e, embora seu nome possa ter mudado, sua natureza permanece a mesma”.

8. A Atitude Mental Positiva (AMP) muito difundida por tais formas de pensamento, consiste em uma técnica antiga de exercer poder mental sobre a matéria que parece funcionar e que vem se infiltrando sutilmente na igreja hodierna. O que o mundo secular chama de “poder da mente” muitos crentes confundem com “fé”.
9. Uma linguagem comumente ouvida no meio evangélico é o verbo determinar. As pessoas costumam testemunhar: “Eu determinei e a minha vitória aconteceu”. Determinar é um procedimento de Atitude Mental Positiva (AMP). Assim, a capacidade de exercer “o poder da mente sobre a matéria” não é mais considerado algo estranho ou oculto, e sim parte de um potencial de fé natural. Estas técnicas de “indução a fé” na verdade são a velha feitiçaria com novos rótulos. Muitos cristãos parecem desconhecer a verdadeira natureza do perigoso jogo mental em que estão envolvidos. Feitiçaria, mesmo com outro nome, ainda é feitiçaria[4].
___________________________
[1]RIENECKER, F. e ROGERS, C. Chave Lingüística do NT Grego. São Paulo: Vida Nova. 2000.
[2]HUNT, Davi & MCMAHON, T. A. A Sedução do Cristianismo. Porto Alegre: Chamada da Meia-Noite, 1985. p. 12.
[3]HALL, Manly P. Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy (Los Angeles, 1969, 16ª edição), pp. ci,cii.
[4]Ibid., 16, p. 14.

Um comentário:

  1. Pr. Douglas, obrigado por me informar sobre o seu blog, este com certeza vai enriquecer o pouco conhecimento que tenho.

    Pb. Erivelton S. Canedo

    ResponderExcluir