quinta-feira, 14 de maio de 2009

A CABANA - UMA ANÁLISE CRÍTICA (2)




Em continuação a análise do livro “A Cabana” o que me trouxe maior preocupação são as tentativas sutis do autor em disseminar:
DOUTRINAS ESPÍRITAS,
ECUMENISMO DESENFREADO,
DESCRÉDITO DAS DOUTRINAS CRISTÃS, E
LINGUAGEM OBSCENA.

Vamos aos fatos:

1. DOUTRINAS ESPÍRITAS - Temos na obra no mínimo três episódios claramente espíritas em uma afronta direta as doutrinas cristãs:

1.1. O ENCONTRO E O DIÁLOGO DE MACK COM SUA FILHA MORTA:
“Agora Mack se concentrou na filha, tentando memorizar de novo cada detalhe de sua expressão, do cabelo e das mãos. Enquanto ele fazia isso, o rosto de Missy se abriu num sorriso enorme, com as covinhas se destacando. Em câmara lenta, ele pôde ver sua boca falando sem som: — Está tudo bem, eu... — e ela fez sinais acompanhando as palavras — ... te amo. Era demais e Mack chorou de alegria. Mesmo assim não conseguia parar de olhá-la, observando-a através de sua cachoeira de lágrimas. Estar tão perto assim era doloroso, vê-la ali, com aquele jeito tão característico de Missy”. (p. 154)

1.2. O ENCONTRO E O DIÁLOGO DE MACK COM SEU PAI MORTO:
“No uivo de vento e chamas, Mack segurou o rosto do pai com as duas mãos, forçando-o a olhá-lo para que pudesse gaguejar as palavras que sempre quisera dizer: "Papai, desculpe! Papai, eu te amo!" A luz de suas palavras pareceu explodir, afastando a escuridão das cores do pai, transformando-as em vermelho-sangue. Os dois trocaram palavras soluçantes de confissão e perdão. E um amor maior do que qualquer um dos dois os curou. Finalmente se levantaram juntos, o pai abraçando o filho como nunca pudera fazer antes. Foi então que Mack notou a onda de uma canção passando sobre os dois, como se penetrasse no lugar sagrado onde ele estava com o pai. Abraçados, incapazes de falar em meio às lágrimas, eles ouviram a canção de reconciliação que iluminava o céu noturno...” (p. 200)

1.3. A CANÇÃO PSICOGRAFADA DA FILHA MORTA PARA MACK:
“Sarayu se adiantou e disse com um floreio e uma reverência: — Sinto-me honrada em cantar a canção que Missy compôs exatamente para esta ocasião. E começou a cantar com uma voz que parecia vento de outono: um som de folhas balançando e florestas adormecendo lentamente, tons da noite chegando e uma promessa de novos dias. Era a cantiga insistente que ele ouvira Sarayu e Papai cantarolarem antes. Agora Mack escutava as palavras de sua filha:” (p. 216)

Os fatos acima relatados são claramente espíritas, ou seja, a possibilidade de comunicação com os mortos é colocada na obra como um fato possível e fidedigno. Trata-se, portanto, de uma verdadeira tentativa sutil de disseminar o espiritismo. Vejamos o que a Bíblia Sagrada diz a respeito destas coisas:
“Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti” (Dt 18.10-11)

2. ECUMENISMO – A obra retrata claramente a idéia do ecumenismo entre todas as religiões, independente de credo ou fé, incluindo o budismo e o islamismo:

“- Mack, eu as amo. E você comete um erro julgando-as. Devemos encontrar modos de amar e servir os que estão dentro do sistema, não acha? Lembre-se, as pessoas que me conhecem são aquelas que estão livres para viver e amar sem qualquer compromisso. - É isso que significa ser cristão? - Achou-se meio idiota ao dizer isso, mas era como se estivesse tentando resumir tudo na cabeça. - Quem disse alguma coisa sobre ser cristão? Eu não sou cristão. A idéia pareceu estranha e inesperada para Mack e ele não pôde evitar uma risada. - Não, acho que não é. Chegaram à porta da carpintaria. De novo Jesus parou.
- Os que me amam estão em todos os sistemas que existem. São budistas ou mórmons, batistas ou muçulmanos, democratas, republicanos e muitos que não votam nem fazem parte de qualquer instituição religiosa. Tenho seguidores que foram assassinos e muitos que eram hipócritas. Há banqueiros, jogadores, americanos e iraquianos, judeus e palestinos. Não tenho desejo de torná-los cristãos, mas quero me juntar a eles em seu processo para se transformarem em filhos e filhas do Papai, em irmãos e irmãs, em meus amados”. (p. 168-169)

Devo reconhecer a habilidade e a lábia do autor em escrever aquilo que a maioria das pessoas pensam que seria o certo. De fato, o amor de Deus está acima de qualquer credo, raça ou cor, porém, esta é uma meia verdade, pois a salvação implica em abandonar os velhos credos e abraçar o Evangelho de Jesus. E por mais belas que possam ser as palavras contidas na obra, elas não passam pelo crivo bíblico. Vejamos o que a Bíblia Sagrada diz a respeito destas coisas:

“E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me”. (Mt 8.34)

“Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais”. (1Co 5.11)

“Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada”. (1Tm 4.1-2)

“Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que não trouxeram proveito algum aos que com eles se preocuparam”. (Hb 13.9)

Leia na próxima e última postagem de “A Cabana” – Uma Análise Crítica:
DESCRÉDITO DAS DOUTRINAS CRISTÃS, E
LINGUAGEM OBSCENA.

3 comentários:

  1. PREZADO PASTOR QUE DEUS CONTINUE LHE ILUMINANDO EM SUAS POSTAGENS, COM ASSUNTOS COERENTES, COMO OS POSTADOS ATÉ O PRESENTE MOMENTO E PRINCIPALMENTE, COM A CARACTERISTICA QUE LHE É PECULIAR DA PROMOÇÃO FIEL DA PALAVRA DE DEUS.
    QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA SEMPRE COM O SENHOR.
    RUBILAR

    ResponderExcluir
  2. Estou acompanhando sua crítica e concordo, em tese, no entanto devemos ser cautelosos nas nossas observações, pois devemos deixar que as pessoas pensem. Mas aprovo a observação.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito do livro

    ResponderExcluir