segunda-feira, 1 de junho de 2009

FESTA JUNINA – FESTA POPULAR OU IDOLATRIA?



1. INTRODUÇÃO
No princípio, a festa era chamada de “Joanina”, pois era realizada em veneração a São João. Mais tarde, além de São João, outros santos católicos também passaram a ser venerados na dita festa “Joanina” e assim a expressão mudou para “Festa Junina” em função de junho ser o suposto mês do nascimento dos santos que passaram a ser venerados juntamente com São João.
Embora esta festa seja popular e amplamente divulgada, todos os cristãos são advertidos pela palavra de Deus a não participarem de nenhum tipo de festa com intuito de adoração ou veneração de santo algum. Esta prática é condenada pela Bíblia Sagrada e classificada como pecado de Idolatria:
Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso”.(Êx 20.3-5)
Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada”. (1Co 8.7)

Vejamos abaixo alguns dos significados desta festa popular ou será uma festa recheada de idolatria?

A) SANTOS HOMENAGEADOS:
13 Junho – Santo Antônio.
24 Junho – São João.
29 unho – São Pedro.

B) MASTRO/PAU DE SEBO
O mastro também conhecido como mastro dos Santos Populares, é erguido durante a festa junina para celebrar os três santos ligados a essa festa. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas em geral três bandeirinhas simbolizando as datas de nascimentos dos três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

C) COMIDAS TÍPICAS
As comidas típicas da Festa Junina são para venerar São Pedro. A São Pedro, segundo a tradição católica, lhe é atribuído a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las dizendo: “É a barriga de São Pedro que está roncando” ou “ele está mudando os móveis de lugar” ou ainda “ São Pedro esta jogando bocha”.
O mês de junho é o mês da colheita do milho. O milho só pode ser colhido por causa das abundantes chuvas. Assim, São Pedro é venerado na festa junina com comidas derivadas do milho. Pamonha, cural, milho cozido, milho assado, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.

D) CASAMENTO CAIPIRA
Em toda Festa Junina é realizado o casamento caipira para venerar Santo Antônio. Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. E ainda, no dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

E) FOGUEIRA
De origem européia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição
pagã de celebrar o solstício de verão. Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.
Outro simbolismo sarcástico da fogueira é a veneração de uma lamentável lembrança de “São Pedro” aquentando-se na fogueira na noite em que negou e traiu Jesus.

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em virtude de todos os simbolismos acima relacionados concluímos que festejar “os santos” da “Festa Junina” é de acordo com a Bíblia Sagrada praticar idolatria. Deste modo os cristãos autênticos não devem participar de tais festas.
"Não se juntem com os descrentes para trabalharem com eles. Como é que o certo e o errado podem ser companheiros? Como podem viver juntas a luz e a escuridão? Como podem Cristo e o diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum? Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos pagãos? Pois nós somos o templo do Deus vivo." (2Co 6.14-16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário