quarta-feira, 24 de junho de 2009

ALMA E ESPÍRITO SE SEPARAM APÓS A MORTE?



Para uma melhor compreensão deste assunto, se faz necessário primeiramente conceituar corpo, alma e espírito. Temos na teologia duas interpretações sobre a natureza metafísica do homem. A primeira, denominada “tricotomia”, afirma ser o homem constituído de três elementos: corpo, alma e espírito, não necessariamente nessa ordem. A segunda, a dos “dicotomistas”, sustenta que o homem possui apenas dois elementos constituintes corpo e alma.


A tricotomia é sustentada pelo texto de Gênesis 2.7, pelo texto Paulino de Primeira Tessalonicenses 5.23: “E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”, e também pela afirmação aos Hebreus 4.12: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.


Existem ainda outros textos bíblicos que confirmam a tricotomia, no entanto, os acima mencionados são os mais utilizados. Já a dicotomia foi tomada por empréstimo da filosofia grega, principalmente de Platão, por meio do neoplatonismo [1].


O livro “dos começos” da Bíblia Sagrada afirma de forma consistente que Deus criou os seres humanos com três partes essenciais: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gn 2.7). Nesta expressão bíblica podem ser identificadas genericamente as três partes que constituem o homem: “pó da terra”, o corpo; “sopro”, o espírito; e “alma vivente”, a alma.


Os escritores do Antigo Testamento utilizaram cerca de catorze vocábulos hebraicos de alguma maneira ligados ao corpo físico. A mais comum destas palavras hebraicas é “basar” que significa “carne” e ocorre 260 vezes. Porém, no Novo Testamento encontramos o termo grego “soma” que significa “corpo” usado cerca de 130 vezes e ainda “sarks” que significa “carne” e é utilizado 136 vezes. Estes termos indicam a parte material do homem, o corpo físico, identificado como sendo o invólucro do espírito e da alma. (Gn 2.21; Zc 14.12; Mt 5.29; 16.17; Ap 17.16).


O termo hebraico para “espírito” é “ruach” e é encontrado 387 vezes no Antigo Testamento. Seu equivalente grego é “pneuma” e aparece 370 vezes no Novo Testamento. O significado dos termos pode ser “ar em movimento”, “sopro”, “hálito”, “vento” e ainda “consciência imaterial do homem”. Daqui temos o conceito de que o espírito vincula o ser humano ao mundo espiritual. (Gn 2.7; Pv 16.32; Is 26.9; Mt 27.50; Lc 23.46; At 7.59).


Por sua vez o termo hebraico para “alma” é “nephesh” que ocorre 755 vezes no Antigo Testamento. Esse termo significa “vida”, “pessoa”, “vontade”, “desejo” [2]. O termo equivalente em grego no Novo Testamento é “psyche” e ocorre 101 vezes. Do pressuposto destes termos bíblicos é que conceituamos “alma” como sendo a sede dos “afetos”, das “sensações”, dos “desejos” e, portanto, das “emoções”, da “vontade” e do próprio “eu”. (Gn 23.8; Dt 21.14; Js 2.13; 1Rs 19.3; Jr 52.28; Mc 8.35; Mt 22.37).


Assim, visto que o homem é espírito, ele é capaz de ter consciência de Deus, de comunicar-se com Deus (Jó 32.8; Sl 18.28; Pv 20.27); e posto que o homem é alma, tem ele consciência de si mesmo (Sl 13.3; 42.5,6,11); e posto que o homem é corpo, mediante os seus sentidos toma consciência do mundo (Gn 1.26) [3].


Usando estes conceitos podemos sintetizar que o homem possui uma parte material (o corpo) formado do pó da terra, e uma imaterial formada do sopro de Deus, semelhante a Deus. Quando esta parte imaterial se relaciona com o corpo (sensações, emoções, vontade), chama-se “alma”; quando serve de ligação com Deus, chama-se “espírito”.


Deste modo, admitimos que alma e espírito são inseparáveis e imortais, com funções distintas no corpo. Pearlman declara: “A alma sobrevive à morte porque é energizada pelo espírito, mas alma e espírito são inseparáveis porque o espírito está entretecido na própria textura da alma. São fundidos e caldeados numa só substância” [4]. Portanto, de acordo com os pressupostos da tricotomia, alma e espírito não se separam após a morte.


Notas Bibliográficas
[1] CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Vol 2. São Paulo: Hagnos, 2002. p. 147.
[2] HORTON, M. Stanley. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1997. p. 246.
[3] Ibid., 1. p. 148.
[4] PEARLMAN. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. Miami: Vida, 1978. p. 520.

33 comentários:

  1. Eu gostaria de saber então, se quando a bíblia menciona que o espirito e de Deus e para Ele voltara, se assim sendo, a alma vai junto. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus ao morrer, disse, Pai, a ti entrego o meu espirito, e expirou. Contudo sua alma prosseguiu com seu ministério, descendo as profundezas do abismo, tomando a chave do inferno e da morte, e levando cativo o cativeiro (1a Pedro 3:19), para a base do trono. Se isso não bastasse, deixou claro que em Eclesiastes 12;7 que o espírito ( pneuma- ruach) volta para Deus, diferente da alma que aguarda o arrebatamento, pelo fato da biblia afirma que nós não precederemos os que dormem. equivocadamente, o credo da CGADB vem afirmando que alma e corpo são indivisiveis após a morte, contrariando as escrituras, usando como para essa tese, o versiculo de hebreus, que afirma que a palavra e penetrante e vai ate a divisão da alma e do espirito. erro de interpletação de texto básico. leia Jo 34: 14 e 15. Tambem Mrcos 8:37, Afirmando que o Resgate é para a alma, que precisa ser salva, não o espirito. Eclesiastes 3: e 19 , pneuma humano e peneuma dos animais saõ retratados com indo para o mesmo destino, ou seja o folego volta a Deus. ainda assim tentam sustentar essa tese para não contrariar o nosso credo. absurdo.

      Excluir
    2. Graça e paz Pastor.
      gostaria de entender esse seu pensamento: o pastor escreve que a expressão: "“alma vivente”, é igual a alma". A expressão não quer dizer que o homem tornou um ser vivo?- (Gn 2.7). Nesta expressão bíblica podem ser identificadas genericamente as três partes que constituem o homem: “pó da terra”, o corpo; “sopro”, o espírito; e “alma vivente”, a alma.

      Excluir
    3. Exatamente: O homem foi feito do pó da terra ( Corpo inanimado), com o Sopro de Deus ( Espirito, que é o nosso contato com o mundo espiritual), esse corpo inanimado, passa a ser um ser vivo, com vontades, desejos, aptidões, exatamente o que é a nossa alma.

      Excluir
    4. Gente esse é um termo que muito defendem tanto uma linha de raciocínio quanto a outra, no meu ver Eclesiastes capítulo 12 versículo 2 é um versículo isolado sem contexto, mas mesmo sendo esse versículo isolado sem contexto acredito que isso quer dizer aqui e agora, E qual seria e é a vontade de Deus no aqui e agora? Resposta: que você morra seu corpo vá para o pó aguardando um dia a ressurreição porque nem mesmo esse ficará no pó para sempre e o espírito e a alma volte ao terceiro céu. como você pode ter prestar atenção não cita a alma, acredito eu porque se a alma é inseparável não necessitaria citar ela, mas apenas o espírito

      Excluir
  2. E UM ASSUNTO POLEMICO POIS TEMOS O CELEVRO A CIENCIA DIZ MUITO DO CELEBRO, FICA A DUVIDA A ALMA DESEJA APRONTA E A MENTE SERVE PARA QUE.

    ResponderExcluir
  3. Minha pergunta e a mesma do "anonimo", se alma e espirito nao se separam, entao quando o espirito volta para Deus a alma vai junto ? sendo assim, o que sera condenado eternamente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima pergunta, O credo diz que alma e espirito são inseparáveis, esta em desconforme com a maioria das referncias boblicas sobre o tema. Eclesiastes 12:7 não fala de um dia comparecer diante de Deus, fala do aqui e agora, Morreu o corpo vai ara o pó imediatamente, o espirito que é o folego de vida,vai para Deus imediatamente, e alma aguarda o arrebatamento da igreja, porque nos não precederemos os que dormem. No paraiso, na base do trono, ou no sheou se condenado. è o que esta escrito na bilia.

      Excluir
    2. A Bíblia diz que "Aquele que não o Espírito não é filho de Deus". É muito simples.

      Excluir
    3. Para os que usam eclesiastes 12.7 pra defender a ideia de que corpo volta ao pó, e o espírito volta a Deus,para então justificar a ideia de que alma e espírito se separam após a morte. Me respondam porque esse texto não mencionou alma?

      Desses componentes,que constituem a completa natureza humana, somente o espírito e a alma são indestrutíveis e sobrevivem à morte, para então seguirem para o céu (Ap 6.9; 20.4) ou para o inferno (cf. Sl 16.10; Mt 16.26).

      Excluir
    4. Sim a alma sobrevive a 1 morte que é do corpo pelo pecado originado pela desobediência, mas consequentemente ficará para juízo, porque a bíblia diz que no julgamento aparecerá as almas e não os espíritos.
      Espírito que é a essência de Deus, o nosso DNA do criador ele não podem sofrer ao jugo, mesmo porque a alma sofre a influência da parte do homem no pecado (neurologia e psiquiatria), o espírito veio pronto e sem mácula alguma...
      Jesus entrega seu espírito ao pai porque ele em essência é divino e ele mesmo sabia disso e mensiona a todo tempo no evangelho e ainda diz que ele é a primícia dos que dormem, não tem como imaginar parte de Deus que não teve pecado perecer no inferno eterno ou lago de fogo com a alma...

      Excluir
  4. A sua pergunta e a seguinte, quando a Biblia diz que o espirito volta a Deus que o deu lá em Ec.12:7, ela está se referindo que todos um dia haverá de comparecer diante de Deus, para o juizo final, alma e espirito juntos. Os que forem salvos já estarão com Deus naquele dia, e os que morreram se Cristo serão julgados e sentenciados a condenação eterna espirito e alma juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, absolutamente nada separa alma e espírito (a não ser a espada de dois gumes: a Palavra de Deus). Talvez com a salvação do escolhido, este salvo possa ter sua alma em "fusão" com o espírito adorador, do todo poderoso Deus e, obviamente tornar-se um.

      Excluir
  5. Se a alma e o espírito não se separar, do injusto, ambos vão ao inferno? Deus lançaria o seu espírito no inferno? Ou existe outro espírito no homem para ficar no lugar do espírito de Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A alma veio de quem?, O espírito veio de quem?, Se a alma vai para o inferno , sendo ela vinda de Deus, porquê o espírito nao pideria ir tbm?, Reflita!

      Excluir
    2. O homem é constituído de corpo alma e espírito. ele nao seria completo se as partes se separassem e tivessem destinos diferentes.

      Excluir
    3. Irmão o senhor está confundindo o Espírito de Deus com o espírito humano.

      Existe o Espírito de Deus e o espírito humano. Até porque a bíblia diz: Rm 8:16: "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus."

      Excluir
  6. Assim como Deus não poupou os anjos que foram criados por ele mais os centenciou pela sua rebelião , também todos aqueles que não se curvarem diante do Senhor corpo,alma e espírito também serão lançados no inferno ,ppr isso Deus da hoje em vida a oportunidade de o homem corpo,alma e espírito se render aos pés do senhor é salvador Jesus Cristo para ser salvo da condenação eterna jesus te ama

    ResponderExcluir
  7. Assim como Deus não poupou os anjos que foram criados por ele mais os centenciou pela sua rebelião , também todos aqueles que não se curvarem diante do Senhor corpo,alma e espírito também serão lançados no inferno ,ppr isso Deus da hoje em vida a oportunidade de o homem corpo,alma e espírito se render aos pés do senhor é salvador Jesus Cristo para ser salvo da condenação eterna jesus te ama

    ResponderExcluir
  8. Ok. Se alma e espírito não se separam e o espírito é um canal de comunicação com Deus; aquele que for condenado a "morte" eterna continua se comunicando com Deus? Como pode o espírito condenado se comunicar com Deus? E havendo separação do espírito com Deus como permanecerá "vivo"?

    ResponderExcluir
  9. Se o espirito e alma vai para Deus então porque existe espíritos assombrando gente .vagando. .tem gente que morre e fica presa na casa ..to nessa duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade conforme Heb.9.27
      O homem morre e não fica na terra vagando, mas vai ou pro céu. No caso do justo. Ou para o inferno, no caso do injusto.

      Excluir
    2. Não existe alma vagando.
      Lucas 16:19-31 leia!

      Excluir
    3. Não existe alma vagueando. Existe é demônio se passando por gente que já morreu para enganar muita gente. Cuidado ele é astuto. Ele pode até se passar por um anjo de luz para enganar. Diz em
      2 Coríntios 11.14
      Isso não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.

      Excluir
  10. Irmãos existem coisas bastante curiosas nesse assunto, quando observamos Gênesis 2.7, não encontramos nesse texto a alma sendo inserida no corpo separadamente, depois da confecção do corpo é posto o espirito, ou folego de vida e em seguida o texto diz que o homem tornou-se alma vivente, não identifico a alma sendo inserida. então entendi que no momento do sopro a alma e o espirito foram posto juntos, a partir de antão o todo passou a ser alma vivente.
    Não sei se poderia poderia aplicar ao comentário o texto de Ezequiel capitulo 37, no texto de Ezequiel a ordem profética é dada aos elementos que compõe corpo e em seguida aos ventos que entendo está se referindo ao espirito e a alma, mas não identifico uma ordem posteriormente dada alma.

    não estou afirmando nada, muito pelo contrario tenho duvidas e procurei o assunto e encontrei o site do pastor Douglas Baptista.

    ResponderExcluir
  11. Entendo que Alma e Espirito não se separam, e de fato ambos fieram através do sopro de Deus... Não vamos querer dividir aquilo que Deus criou integralmente. Espirito, alma e corpo formam a natureza humana. forma todo o ser. Deus formou o espirito dentro do homem, Zc 12.1 "Peso da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele". o termo alma e espirito em Hebraico e grego são polissemico, portando o contexto de cada texto é quem vai determinar o sentido do texto. Ec 12.7, e Hb 9.27, ambos falam da morte e o primeiro passo após a morte é se apresentar diante daquele que formou esse ser, prestação de contas. ou quem vai dá o destino do ser é o Diabo? Agora como é que Is 59.1 diz que o pecado separa o homem de Deus, se o espirito do homem não peca? como uma substância pura consegue conviver com uma alma impura e um corpo entregue a vaidade? ao dizer que o espirito não peca, não estamos quebrando a unidade do homem? se ele, o espirito não peca, então o que dizer desses textos: Sl 32.2, Sl 51.10, Sl 78.8, pv 16.18, Ecl 7.8, 1 co 7.34, 2co 7.1,ITs 5.23. Alma e espirito estão tão entrelaçadas que em algumas referecias são sionimos, jo 12.27 / jo 13.21, Mt 16.26 / 1º Co 5.5. Espirito, alma e corpo forma uma unidade, não existem individualidade nesses tres elemetos no que se referem a ação do ser. Quando Paulo diz em Ts 5.23 sobre a santificação referem a todo o ser, Quando Jesus diz em Mc 12.30 "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento" Jesus não está fatiando o homem em pedaços, é todo o ser. E ainda Salmos 33.6 fala que Deus criou os anjos pelo espirito da sua boca, ainda assim, seres espirituais, pecaram. como o espirito do homem nao peca ou se contamina? no juizo final não tenho duvidas: espirito, alma e corpo hão de receber os mesmos destino....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, mas tem Hb 4.12 que fala da separação. sim, vamos analizar o texto.
      "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".
      1° o texto fala do poder da palavra.
      2° o texto aborda a parte material do homem e a imaterial.
      3° dividir o divizivel, não me parece tão dificil.
      4º Juntas são ossos, medula é o tutano, referem a parte material, o corpo e este por sua vez não se divide, ou o corpo foi feito pra se dividir? eles estão ligados quer seja por tecidos, nervos, etc. eles estão ligados. não se divide..
      5º Espirito e alma, parte imaterial, de igual modo, estão entrelaçados, não são diviziveis.
      6° o poder da palavra: sabe a medula ou o tutano? existe alguma parte no corpo homano mais escondida e mais íntima que o tutano, que fica localizado na cavidade dos osssos? pois é, a palavra do senhor é tão poderosa que é capaz de chegar até ai, nada está oculto diante desta palavra. isso no que se refere a parte material.
      O que dizer então da parte imaterial? a parte mais intima de todo o ser humano. pois é, essa palavra é capaz de separar aquilo que é inseparavel.
      Obs: se vc lê todo o texto e considerar as duas partes do ser humano, vai compreender perfeitamente esse texto...

      Excluir
  12. O espírito do homem também vai para o Hades juntamente com a alma?

    ResponderExcluir
  13. Se a Bíblia diz, em Primeira Tessalonicenses. CP. 5. Vc. 23. Que todo o nosso corpo, alma e espírito, deve ser conservado plenamente irrepreensível para a vida do nosso senhor Jesus Cristo. Como é que o espírito do homem ímpio que é digno de repressão, vai voltar para Deus??

    ResponderExcluir