sexta-feira, 11 de junho de 2010

HOMENAGEM AO DIA DO PASTOR

1. O Dia do Pastor foi criado pela Junta de Beneficência da Convenção Batista Brasileira, no dia 25 de janeiro de 1951, na cidade de Campos, RJ, para ser comemorado no 3º domingo de maio.

2. Contudo, o DIA DO PASTOR seria mudado a partir de 1957. Foi à própria Junta que achou bem propor a mudança através do Relatório apresentado à 39ª Assembléia da Convenção Batista Brasileira:

“DIA DO PASTOR – Confessamos o nosso fracasso com as ofertas deste dia para ajudar aos pastores velhos”. De um alvo de Cr$ 250.000 cruzeiros, a Caixa recebeu pouco mais de Cr$ 110.000 cruzeiros. Alguns fatores podem ser alinhados aqui.
A coincidência deste dia com:
- o “Dia do Orfanato Batista do Distrito Federal”,
- o Dia de Missões Estaduais, em Minas, e sua proximidade com
- o “Dia de Missões Estrangeiras” que acontece em março.
Em vista disso, sugerimos à Convenção a mudança do “Dia do Pastor”, para o mês de julho, 2º domingo. “Reconhecemos que este é o mês da Literatura, mas parece-nos não haver conflito entre as duas coisas”.
A Comissão deu Parecer e externou seu ponto de vista a seguir expresso:

“Que a expressão ‘Dia do Pastor’ seja substituída por ‘Dia do Pastor Desamparado’;
“ Que este dia seja celebrado no 2º domingo do mês de junho”.

O plenário rejeitou os referidos itens transferindo-os para a Junta de Beneficência resolver segundo lhe aprouvesse. (http://www.opbb.org) (Anais da C.B.B. página 55 – Anexo n.º 7).

3. No ano seguinte em 1958, a Junta solicita a Convenção e esta aprova sua petição: “SEGUNDO DOMINGO DE JUNHO PASSA A SER O DIA DO PASTOR”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário