quinta-feira, 17 de setembro de 2009

IGREJA DE LUTO - PR. LEONARDO NA GLÓRIA


1. É com pesar que registro neste blog, o trágico falecimento do Pastor JOÃO LEONARDO DOS SANTOS LOURENÇO.
2. O Pastor Leonardo (como era conhecido), foi o fundador da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no SMU em Brasília - DF.
3. Pastor Leonardo foi um prestimoso e particular amigo. Grande homem de Deus que abençoou em muito a minha vida, minha família, e o ministério que me foi confiado.
a) Segundo Jackson Carvalho, advogado da família do Pastor Leonardo, ele foi baleado no coração, e de raspão, na cabeça e na coxa, por volta de 18h15 de segunda-feira (14 Set 09), em frente a sua residência, na Rua Monte Castelo, Tarumã em Curitiba – PR.
b) De acordo com as informações, o Pastor Leonardo havia vendido a propriedade e no final da tarde foi com o novo morador acertar os últimos detalhes. Neste momento, o comprador foi abordado por um bandido que queria levar o carro que era de uma locadora e estava com o novo morador. Para proteger os filhos do comprador, dois meninos de 6 e 9 anos, que estavam ao lado do veículo, o Pastor Leonardo tentou persuadir o bandido e foi alvejado cinco vezes com uma pistola calibre 380, o bandido roubou a carteira do comprador da casa e fugiu em um Honda Civic.
c) O corpo do Pastor Leonardo foi trasladado para a cidade de São Luiz Gonzaga onde foi sepultado na quarta-feira (16 Set 09).
d) O Pastor Leonardo deixou a esposa Shirley Chaves, e dois filhos, Gueverson de 26 anos e Joathan de 16 anos.

4. Diante desta trágica notícia, apresentamos em nome da igreja e da minha família, nossas condolências a família enlutada por tão grande perda.
5. Abaixo transcrevo uma mensagem escrita pelo Pastor Leonardo que retrata muito bem a fé e a esperança deste grande homem de Deus. Esta mensagem foi publicada no Boletim Informativo da Igreja. Boletim nº 012 em Junho de 2000:

RECOMPENSAS, AOS FIÉIS OBREIROS
(Mateus 19. 27,29)

“Eis que nós deixamos tudo e te seguimos; QUE RECEBEREMOS?”
Nos dias atuais, muitos são os que buscam só recompensas terrenais, trabalham por valores perecíveis, por vanglória, em busca de reconhecimento humano. Porém, não são assim os servos bons e fiéis que servem a Jesus por amor e por gratidão, cuja maior alegria é a expansão do Reino de Deus, este Reino que não é comida e nem bebida, mas sim espiritual, gozo, paz e alegria.
Aos servos bons e fiéis há uma promessa: TODO AQUELE QUE TIVER DEIXADO, CASAS - bens materiais; IRMÃO ou IRMÃS - parentela segundo a carne; PAI ou MÃE - que ficaram orando e chorando pelo filho chamado, que com coragem rompe o dia a dia familiar obedecendo a Voz do Espírito Santo que lhe inquietava todas as horas, aborrece a mulher e até filhos, que as vezes não compreendem, a honra do esposo ou do pai que está fazendo o trabalho que os anjos queriam fazer, e que muitos querem e não podem. Outros deixam TERRAS – o lugar onde nasceram e têm herança. Riquezas materiais não lhe atraem mais, a chama que arde em seus corações se sobrepõe a todos estes valores. São heróis anônimos da fé que vão em busca das almas.
É para vocês a promessa, que talvez, por amor sincero e extrema gratidão, teem até vergonha de meditar. Meus irmãos obreiros, vocês receberão CEM VEZES MAIS aqui na terra, mas pense no que diz o seguinte: e por fim a VIDA ETERNA! Quanta riqueza material, riqueza que nossa descendência, filhos, netos, etc... colhem à sombra de um homem fiel. Mas será que podes imaginar o valor do que nos será recompensado na outra vida? A vida eterna! Pense irmão, mesmo que aqui não recebêssemos nada, só a vida eterna seria suficiente com suas imedíveis riquezas e surpresas que a nossa mente humana não alcança.
Prossiga irmão, o justo juiz tudo vê. Amém! (
Pr. João Leonardo dos Santos Lourenço)

10 comentários:

  1. Prezado Pr. Douglas.
    Sou primo do inesquecível João Leonardo. Apesar de a alguns anos a distância nos separar, com ele conviví em minha juventude e aprendi das coisas de Deus por seu untermédio. Foi mais que um parente e amigo, foi um mestre e companheiro fiel, um exemplo que não esquecerei.
    Sempre alegre e otimista, partilhamos muitas aventuras na busca pelas almas, eu como seu eterno aprendiz.
    Agradeço o registro acerca desse Grande Homem que me dizia ao falar de si: Nada tenho e nada possuo, nú vim a este mundo e ao meu Senhor voltarei um dia. Infelizmente o dia chegou!
    Esperemos que as autoridades Paranaenses sejam ajeis na captura e punição severa dessa ``pobre alma´´ que praticou tal barbaridade.
    Grato...
    Osiel Rocha Martins (Porto Alegre/RS)

    ResponderExcluir
  2. Olá,tb agradeço pela homenagem ao querido Leonardo,era amigo de nossa família há quase 30 anos,apesar de ter morado em várias cidades,jamais abandonou seus amigos.
    Foi um exemplar homem de Deus,amado por todos q o conheciam,pai devotado e com certeza após ter comabtido o combate seu galardão lá no céu é imenso.

    Mariangela(PORTO ALEGRE/RS)

    ResponderExcluir
  3. As palvras são poucas para falar do nosso Pastor Leonardo.
    Esta matéria, escrita pelo mesmo, mostra um pouco quem foi João Leonardo dos Santos Lourenço: Um apaixondo pelas almas e totalmente desprendido das coisas vis e efêmeras deste mundo, como glória humana e bens financeiros (Diga-se de passagem, mui raro entre os que assim deveriam ser: os obreiros).
    Também o comentário de Mariângela, mostra algo fantástico na vida de Leonardo: Ele não despresava ninguém e, mesmo viajando continuamente pelo reino de Deus, tinha centenas de pessoas, em diferentes lugares, que sentiam-se amparados por sua amizade e cuidado, como se fosse mesmo pai de cada uma delas.

    Conheçam a comundade que criamos para falar um pouco dele aos que o amam somente porque ouviram sua mensagens e uní-los em sua memória: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94282980

    Haroldo (Santo Ângelo - RS)

    ResponderExcluir
  4. Oziel Severo Rodrigues23 de setembro de 2009 às 13:22

    Tive o previlégio de ser pastoreado pelo Amigo Pr Leonardo, o qual considero meu Pai na fé. Cheguei em Brasília (ainda incrédulo)com minha família em 97, no primeiro culto que participei no fundo da casa do Ir Ezequias, fui recebido como visita no mesmo dia em que o Sr Ministro do Exército, General Zenildo também visitava a Igreja no SMU. Fui tratado sem acepção de pessoa, fui tratado como uma alma que necessitava do Senhor Jesus, fiquei com a melhor parte e sirvo a Ele com minha família até hoje. Em momento algum o Sr Ministro (Chefe do Pr Leonardo à época) foi tratado distintamente da minha pessoa, o que foi fundamental para minha conversão. Ainda teria muitas aventuras para relatar, das quais o também amigo Pr Douglas participou e muito boas lembranças do querido Pr Leonardo das quais nunca esquecerei, das quais relato esta: uma vez tomei um sufoco para acompanhá-lo em uma hora de natação em um lago em São Borja, porque além de servo de Deus ele também era um excelente atleta. Respeitosamente, Oziel Severo Rodrigues.

    ResponderExcluir
  5. O Pr Leonardo foi um pai, amigo e companheiro para todos nós. Nos conhecemos em Brasília no ano de 1996 e nunca esqueci de uma frase dita por ele na EBD no dia em que o conheci "cada um de nós devemos ter diariamente um tempo a sós com o nosso Deus, ter um horario para conversarmos com Deus". O Pr Leonardo está deixando muita saudade, ele era muito querido por todos que o conheceram, pois preocupa-se com cada um de seus filhos espirituais por onde passava e mesmo as vezes distante, pois morou em várias cidades de norte a sul, estava sempre por perto, não perdia o contacto. Fica a saudade do nosso pastor Leonardo e o vazio que dificilmente será preenchido. Sabemos que o Pr Leonardo descansa com o Senhor nosso Deus.

    ResponderExcluir
  6. Pb Machado.
    Conheci o João Leonardo ainda em São Broja-RS, fui companheiro de farda dele por quase 20 anos.
    No 2º R C Mec tive a oportunidade de tomar a través dele conhecimento da Bíblia. Mais tarde no ano de 1994 fomos transferidos praticamente juntos para o Gab Min Ex, e tive a oportunidade de decidir-me por Cristo e, posso dizer que ele foi o canal usado por Deus. Infelizmente no dia 14 Set 2009 o João teve sua vida ceifada por um destino cruel, e eu mais ou menos uns 20 minutos após o fato cheguei ao local e ali contemplei seu corpo junto ao meio fio em frente ao sua casa, mas naquele exato momento em que fitei-o tive uma visão tão linda como de filetes subindo ao céu, e não tive a certeza de seu encontro com o Senhor. Ápós o acontecido foram dias difíceis. Finalizo dizendo: Passam anos, décadas mas o amor jamais acaba, e sempre existirá o bom "samaritano" aquele que na hora dificil tem óleo para untar-lhes as feridas. João vc foi uma benção na vida de minha familia. Que Deus abençoe sua família.

    ResponderExcluir
  7. Retifico minha frase em tempo "claro que após a visão dos filetes TIVE A CERTEZA DO ENCONTRO COM O SENHOR. Desculpe-me foi um erro gráfico. Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  8. obrigada por ter tanta gratidão pelo o meu tio,ele era o unico,nunca vai ser apagado de nossas vidas pode ter certeza tio,nos aqui na terra nunca vamos ns essquecer de você,nos amamos muito mesmo o senhor estando longe,e sei que esta olhando para todos nós ai de cima,obriga por fazer tantas pessoas feliz nesse mundo... vc nunca vai ser esquecido obrigada.

    ResponderExcluir
  9. boa tarde ou meu querido pastor Dougla estamos muito triste com esse acontecimento pois mi lenbro perfeitamente do Pastor leonardo homem de DEUS mas com certeza ele esta ao lado do pai

    ResponderExcluir
  10. Quem fez isto com pastor já pagou pelo que fez

    ResponderExcluir