segunda-feira, 31 de agosto de 2009

PROBLEMAS DE DICÇÃO


1. Conceito de Dicção
Dicção é a forma correta de se emitirem os fonemas e faz parte da Lingüística. Em outras palavras, é como se você fosse alfabetizado utilizando corretamente os órgãos fonadores, como a língua, os lábios, as bochechas, os alvéolos, o palato, as mandíbulas e até os dentes. Por exemplo : se você vai pronunciar um fonema linguodental, como /l/ , /t/, /d/ ou /n/, você tem que elevar a língua até atrás dos dentes incisivos superiores, encostando a língua no céu-da-boca para emitir corretamente esses fonemas.

2. Problemas de Dicção
O melhor exercício para se corrigir problemas de dicção é o sistema de FEEDBACK, em que você coloca um "fone" nos ouvidos e fala ao microfone ouvindo a sua dicção da forma exata que está sendo emitida, e com isso você vai começar a se autocorrigir. Os erros mais comuns de dicção são:
a) Troca de letras: Por exemplo, a troca do /l/ pelo /r/, dizendo PRANTA em lugar de PLANTA. "PROBREMA” em lugar de “PROBLEMA” e outros.
b) Inversão ou a omissão de fonemas: Por exemplo, o /R/ brando, que é pronunciado através da vibração da ponta da língua atrás dos dentes incisivos superiores, é omitido em muitos casos ou ainda se pronuncia guturalmente, e a pessoa fala como se fosse um francês ou um alemão falando português (Assim, BRASIL poderia soar como BASIL ou BRRASIL).
c) A eliminação do plural: "Nós vamo"..."Os carro"... etc ...;
d) A omissão de vogais: “mas” ao invés de “mais”, “dos” ao invés de “dois”, etc ...;
e) O acréscimo de vogais: "Nóis" ao invés de "Nós", "Luiz" ao invés de "Luz", "Jesuis" ao invés de "Jesus", etc ....

Todos os exemplos acima mencionados são erros de pronúncia imperdoáveis para quem deseja ser um bom orador. Algumas dificuldades precisarão ser corrigidas por meio de tratamento especializado. Outras, porém, necessitam apenas de treino e atenção, pois, na maioria das vezes, são produtos daquilo que denominanos "vício de linguagem".

5 comentários:

  1. MUITO BOM PASTOR, GOSTEI MUITO DO SEU ARTIGO

    Natanael Sombra

    ResponderExcluir
  2. eu tenho problema de dicção, troco muito as letras, por exemplo, da palavra "mecanismo", falo "mescanimo", tirando outras que não consigo mesmo falar. Me atrapalho muito com as palavras. O que posso fazer para melhorar minha fala?

    ResponderExcluir
  3. tenho problema de dicção queria saber se o curso de recurso humanos pode atrabalhar na minha carreira teho 34 anos

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho problema de dicçao, e eu vim descobre agora, com meus 17anos de idade. Eu pensava que eu falava assism mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente gostaria de parabeniza-lo, pois sua explicação foi fundamental pra tirar algumas dúvidas que tinha, tenho outras dúvidas que vou relatar abaixo, pode me responder por favor?
    Tenho um amigo que tem fala da maneira mencionado acima, troca bastante as letras, ex: Problema, fala pobrema, inglaterra, fala ingraterra, Florianópolis, fala frorianópolis, porem percebi que a lingua dele é grudada, resolvi perguntar e disse que se forçar a lingua para colocar no céu da boca sente dor, será que se ele fizer a cirurgia do corte do freio lingual vai conseguir falar corretamente ou vai ter que fazer acompanhamento pra resolver o problema de dicção??

    Marcia

    ResponderExcluir