quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O QUE É TEOLOGIA BÍBLICA?

Aos olhos de muitos parece óbvio que toda a TEOLOGIA tem que ser BÍBLICA. Mas isto não é fato. Na estrutura dos estudos acadêmicos encontramos diferentes formas de se “fazer” teologia. Além da Teologia Bíblica encontramos a Teologia Dogmática, Teologia Histórica, isto sem contar com a infinidade de teologias contemporâneas que apareceram no século passado como as teologias das minorias (Negra, Feminista, da Libertação, etc).

Ainda que sejam chamadas de TEOLOGIA, que significa etimologicamente “Estudo de Deus”, grande parte desses estudos não toma as Escrituras como fonte de estudo. Assim, é fundamental entendermos com clareza o terreno em que estamos pisando para não cairmos em “buracos” ao longo do caminho.


A maioria das teologias mencionadas acima difere uma das outras em dois aspectos de sua essência: pressupostos e métodos. Em alguns casos os pressupostos são puramente filosóficos e terminam até mesmo por desprezar completamente a Bíblia afirmando que para se fazer “boa teologia” devemos nos livrar dela e do que ela nos ensina. Em outros casos a Bíblia serve apenas como um acessório, mas não como a fonte de conhecimento teológico.


Nosso pressuposto confessional é de que toda a boa teologia bíblica, para ser verdadeira teologia, tem que tomar a Bíblia como fonte INSPIRADA, INERRANTE e INFALÍVEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário