sexta-feira, 4 de março de 2011

FORTALECIDO EM CRISTO

"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece"
(Fp 4.11-13)


1. Estamos diante de um texto escrito pela pena do Apóstolo Paulo. O texto nos exorta a viver em contentamento e gratidão independentemente das circunstâncias em que nos encontramos.
2. O contentamento e a gratidão são virtudes que devem estar inerentes a vida do Cristão e não podem estar fundamentadas apenas naquilo que nos acontece de bom. O Apóstolo Paulo percorreu um longo caminho para chegar a esta conclusão altamente espiritual.
3. Paulo pertencia a tribo de Benjamim. Uma tribo guerreira em Israel. Os homens desta tribo eram extremamente dedicados e corajosos. O primeiro Rei de Israel, Saul, pertencera a esta tribo. O menino Paulo foi formado para ser dinâmico e corajoso. Mercê de sua abastada família, o adolescente Paulo estudou aos pés de Gamaliel, um sábio e venerado rabino judeu, na juventude Paulo cursou a universidade da cidade de Tarso na Silícia. Assim recebeu educação judaica e religiosa e ao mesmo tempo foi versado na ciência e filosofia grega.
4. Pelos conhecimentos adquiridos e pela influência de sua família foi nomeado juiz do Sinédrio em Jerusalém. Nesta função tornou-se inimigo do Evangelho, opositor de Jesus Cristo e perseguidor da igreja cristã. Mandou prender, torturar e matar os seguidores de Cristo.
5. Em seu ódio sectário e extremismo religioso conseguiu com seus superiores mandado de busca e apreensão para lugares fora de sua área de jurisdição. Liderou pessoalmente a incursão para Damasco onde no meio do caminho teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus Cristo.
6. Este encontro mudou radicalmente a sua vida, mudou sua ótica de ver as coisas e o mundo. Seus antigos conceitos provaram estar errados e o perseguidor de outrora se torna não apenas um Cristão, mas o mais ilustre deles. Dos 27 livros do Novo Testamento quase a metade é de sua autoria. Textos que apesar dos 21 séculos de história provaram por meio de seus mais de 14.0000 manuscritos serem inerrantes e infalíveis, uma vez que foram inspirados por Deus e continuam impactando e transformando vidas até o dia de hoje.
7. No ápice de sua espiritualidade, ele nos asseverou “aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre”. A alegria e a gratidão eram verdadeiras tanto nos momentos de carestia como nos tempos de fartura.
8. Em toda maneira e em todas as coisas tinha experimentado que o importante da vida é saber viver, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. Quem desenvolve este nível de espiritualidade e de comunhão com Deus não será abatido quando os ventos soprarem em contrário.
9. A vitória do apóstolo estava alicerçada na fé em Jesus Cristo. Naquele que lhe fortalecia. Que o encorajava, que o impulsionava a caminhar. De igual modo, também nós devemos ter a nossa fé alicerçada em Cristo para sermos fortalecidos por Ele em todo o tempo e em todos os dias deste novo ano.
10. Que 2011 seja próspero e que a alegria reine em nossas vidas fortalecidos em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário