domingo, 2 de maio de 2010

ENSINO TEOLÓGICO? (Parte 2)


Caros irmãos
Para quem leu o artigo no blog do Pr. Acioli (publicado aqui na postagem anterior)

Neste contexto, tenho convicção que o maior problema é o total desconhecimento de nossas próprias origens. A desinformação da história de nossa igreja faz com que alguns companheiros tomem posições equivocadas quanto ao estudo da teologia.

Deste modo, além das argumentações muito bem formuladas pelo companheiro Pr. Acioli, a guisa de contribuição, acrescento o seguinte:

“Convém lembrar aos críticos de plantão que o Pastor Gunnar Adolf Vingren (Fundador das Assembléias de Deus no Brasil) era possuidor do título de Bacharel em Teologia, obtido em 1904, pelo Seminário Teológico Batista Sueco, em Chicago. Tempos depois, tendo sido consagrado Pastor, presidiu a Igreja Batista em Menominee, Michigan. Mais tarde mudou-se para a Igreja Batista de South Bend, lá permanecendo até outubro de 1910, quando veio ao Brasil para divulgar o Movimento Pentecostal e ensinar teologia bíblica, por meio dos sermões que ministrava”.

Outro aspecto que considero relevante para este debate, é o exemplo deixado pelo Apóstolo Pedro:

“O indouto pescador galileu vocacionado por Jesus para o apostolado, escreveu sua primeira epístola pela mão de um amanuense (“por meio de Silas [Silvano]” – 1Pe 5.12). Porém, mais tarde, já adquirido conhecimento suficiente da língua grega escreveu a segunda epístola de próprio punho. E na conclusão desta sua última epístola, Pedro deixou registrado a necessidade de seguirmos o seu exemplo: [antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 2Pe 3.18]”

A exortação de Pedro diz respeito à urgente necessidade de adquirirmos de modo equilibrado e de igual modo graça e conhecimento. Baseado nesta expressão petrina um renomado teólogo escreveu a seguinte máxima:

“A graça sem o conhecimento conduz ao fanatismo
e o conhecimento sem a graça conduz ao legalismo”

Sigamos, pois a orientação bíblica:
GRAÇA E CONHECIMENTO,
UNÇÃO E SABEDORIA,
MILAGRES E DOUTRINA,
ORAÇÃO E ENSINO,
DONS ESPIRUTAIS E FRUTO DO ESPÍRITO,
PODER E SANTIDADE,
JEJUM E VIGILÂNCIA,
PREGAÇÃO E ESTUDO BÍBLICO;

E a lista não acaba aqui...
Busquemos o equilíbrio
e não ouviremos mais
oposições descabidas e ignorantes
acerca do estudo da teologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário