Para uma melhor compreensão deste assunto, se faz necessário primeiramente conceituar corpo, alma e espírito. Temos na teologia duas interpretações sobre a natureza metafísica do homem. A primeira, denominada “tricotomia”, afirma ser o homem constituído de três elementos: corpo, alma e espírito, não necessariamente nessa ordem. A segunda, a dos “dicotomistas”, sustenta que o homem possui apenas dois elementos constituintes corpo e alma.
A tricotomia é sustentada pelo texto de Gênesis 2.7, pelo texto Paulino de Primeira Tessalonicenses 5.23: “E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”, e também pela afirmação aos Hebreus 4.12: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.
Existem ainda outros textos bíblicos que confirmam a tricotomia, no entanto, os acima mencionados são os mais utilizados. Já a dicotomia foi tomada por empréstimo da filosofia grega, principalmente de Platão, por meio do neoplatonismo [1].
O livro “dos começos” da Bíblia Sagrada afirma de forma consistente que Deus criou os seres humanos com três partes essenciais: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gn 2.7). Nesta expressão bíblica podem ser identificadas genericamente as três partes que constituem o homem: “pó da terra”, o corpo; “sopro”, o espírito; e “alma vivente”, a alma.
Os escritores do Antigo Testamento utilizaram cerca de catorze vocábulos hebraicos de alguma maneira ligados ao corpo físico. A mais comum destas palavras hebraicas é “basar” que significa “carne” e ocorre 260 vezes. Porém, no Novo Testamento encontramos o termo grego “soma” que significa “corpo” usado cerca de 130 vezes e ainda “sarks” que significa “carne” e é utilizado 136 vezes. Estes termos indicam a parte material do homem, o corpo físico, identificado como sendo o invólucro do espírito e da alma. (Gn 2.21; Zc 14.12; Mt 5.29; 16.17; Ap 17.16).
O termo hebraico para “espírito” é “ruach” e é encontrado 387 vezes no Antigo Testamento. Seu equivalente grego é “pneuma” e aparece 370 vezes no Novo Testamento. O significado dos termos pode ser “ar em movimento”, “sopro”, “hálito”, “vento” e ainda “consciência imaterial do homem”. Daqui temos o conceito de que o espírito vincula o ser humano ao mundo espiritual. (Gn 2.7; Pv 16.32; Is 26.9; Mt 27.50; Lc 23.46; At 7.59).
Por sua vez o termo hebraico para “alma” é “nephesh” que ocorre 755 vezes no Antigo Testamento. Esse termo significa “vida”, “pessoa”, “vontade”, “desejo” [2]. O termo equivalente em grego no Novo Testamento é “psyche” e ocorre 101 vezes. Do pressuposto destes termos bíblicos é que conceituamos “alma” como sendo a sede dos “afetos”, das “sensações”, dos “desejos” e, portanto, das “emoções”, da “vontade” e do próprio “eu”. (Gn 23.8; Dt 21.14; Js 2.13; 1Rs 19.3; Jr 52.28; Mc 8.35; Mt 22.37).
Assim, visto que o homem é espírito, ele é capaz de ter consciência de Deus, de comunicar-se com Deus (Jó 32.8; Sl 18.28; Pv 20.27); e posto que o homem é alma, tem ele consciência de si mesmo (Sl 13.3; 42.5,6,11); e posto que o homem é corpo, mediante os seus sentidos toma consciência do mundo (Gn 1.26) [3].
Usando estes conceitos podemos sintetizar que o homem possui uma parte material (o corpo) formado do pó da terra, e uma imaterial formada do sopro de Deus, semelhante a Deus. Quando esta parte imaterial se relaciona com o corpo (sensações, emoções, vontade), chama-se “alma”; quando serve de ligação com Deus, chama-se “espírito”.
Deste modo, admitimos que alma e espírito são inseparáveis e imortais, com funções distintas no corpo. Pearlman declara: “A alma sobrevive à morte porque é energizada pelo espírito, mas alma e espírito são inseparáveis porque o espírito está entretecido na própria textura da alma. São fundidos e caldeados numa só substância” [4]. Portanto, de acordo com os pressupostos da tricotomia, alma e espírito não se separam após a morte.
Notas Bibliográficas
[1] CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Vol 2. São Paulo: Hagnos, 2002. p. 147.
[2] HORTON, M. Stanley. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1997. p. 246.
[3] Ibid., 1. p. 148.
[4] PEARLMAN. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. Miami: Vida, 1978. p. 520.
Eu gostaria de saber então, se quando a bíblia menciona que o espirito e de Deus e para Ele voltara, se assim sendo, a alma vai junto. Obrigada.
ResponderExcluirJesus ao morrer, disse, Pai, a ti entrego o meu espirito, e expirou. Contudo sua alma prosseguiu com seu ministério, descendo as profundezas do abismo, tomando a chave do inferno e da morte, e levando cativo o cativeiro (1a Pedro 3:19), para a base do trono. Se isso não bastasse, deixou claro que em Eclesiastes 12;7 que o espírito ( pneuma- ruach) volta para Deus, diferente da alma que aguarda o arrebatamento, pelo fato da biblia afirma que nós não precederemos os que dormem. equivocadamente, o credo da CGADB vem afirmando que alma e corpo são indivisiveis após a morte, contrariando as escrituras, usando como para essa tese, o versiculo de hebreus, que afirma que a palavra e penetrante e vai ate a divisão da alma e do espirito. erro de interpletação de texto básico. leia Jo 34: 14 e 15. Tambem Mrcos 8:37, Afirmando que o Resgate é para a alma, que precisa ser salva, não o espirito. Eclesiastes 3: e 19 , pneuma humano e peneuma dos animais saõ retratados com indo para o mesmo destino, ou seja o folego volta a Deus. ainda assim tentam sustentar essa tese para não contrariar o nosso credo. absurdo.
Excluir.
ExcluirGraça e paz Pastor.
Excluirgostaria de entender esse seu pensamento: o pastor escreve que a expressão: "“alma vivente”, é igual a alma". A expressão não quer dizer que o homem tornou um ser vivo?- (Gn 2.7). Nesta expressão bíblica podem ser identificadas genericamente as três partes que constituem o homem: “pó da terra”, o corpo; “sopro”, o espírito; e “alma vivente”, a alma.
Exatamente: O homem foi feito do pó da terra ( Corpo inanimado), com o Sopro de Deus ( Espirito, que é o nosso contato com o mundo espiritual), esse corpo inanimado, passa a ser um ser vivo, com vontades, desejos, aptidões, exatamente o que é a nossa alma.
ExcluirGente esse é um termo que muito defendem tanto uma linha de raciocínio quanto a outra, no meu ver Eclesiastes capítulo 12 versículo 2 é um versículo isolado sem contexto, mas mesmo sendo esse versículo isolado sem contexto acredito que isso quer dizer aqui e agora, E qual seria e é a vontade de Deus no aqui e agora? Resposta: que você morra seu corpo vá para o pó aguardando um dia a ressurreição porque nem mesmo esse ficará no pó para sempre e o espírito e a alma volte ao terceiro céu. como você pode ter prestar atenção não cita a alma, acredito eu porque se a alma é inseparável não necessitaria citar ela, mas apenas o espírito
ExcluirSim. A alma foi explicado aqui ela é o desejo, a vontade, sensação, ela é a vontade de estar no céu com Cristo. Estará junto o espírito estará dando essa energia a ela para estar lá.
ExcluirO espírito de Deus é o espirito santo o Espírito do homem e um padrão de espírito dado a todos os ser humano como o espírito fosse o corpo da alma aí a pessoa receber o corpo só que aquele que aceita jeus recebe o espírito santo
ExcluirAí fica corpo alma espírito e espiriro santo quem morre com Cristo no juízo final o espírito do homem está. Com espírito de deus que morre sem com espírito maligno creio que a alma fica aguardando o.grande dia
E UM ASSUNTO POLEMICO POIS TEMOS O CELEVRO A CIENCIA DIZ MUITO DO CELEBRO, FICA A DUVIDA A ALMA DESEJA APRONTA E A MENTE SERVE PARA QUE.
ResponderExcluirÓtimo texto,obrigado
ResponderExcluirÓtimo texto,obrigado
ResponderExcluirMinha pergunta e a mesma do "anonimo", se alma e espirito nao se separam, entao quando o espirito volta para Deus a alma vai junto ? sendo assim, o que sera condenado eternamente ?
ResponderExcluirÓtima pergunta, O credo diz que alma e espirito são inseparáveis, esta em desconforme com a maioria das referncias boblicas sobre o tema. Eclesiastes 12:7 não fala de um dia comparecer diante de Deus, fala do aqui e agora, Morreu o corpo vai ara o pó imediatamente, o espirito que é o folego de vida,vai para Deus imediatamente, e alma aguarda o arrebatamento da igreja, porque nos não precederemos os que dormem. No paraiso, na base do trono, ou no sheou se condenado. è o que esta escrito na bilia.
ExcluirA Bíblia diz que "Aquele que não o Espírito não é filho de Deus". É muito simples.
ExcluirPara os que usam eclesiastes 12.7 pra defender a ideia de que corpo volta ao pó, e o espírito volta a Deus,para então justificar a ideia de que alma e espírito se separam após a morte. Me respondam porque esse texto não mencionou alma?
ExcluirDesses componentes,que constituem a completa natureza humana, somente o espírito e a alma são indestrutíveis e sobrevivem à morte, para então seguirem para o céu (Ap 6.9; 20.4) ou para o inferno (cf. Sl 16.10; Mt 16.26).
Sim a alma sobrevive a 1 morte que é do corpo pelo pecado originado pela desobediência, mas consequentemente ficará para juízo, porque a bíblia diz que no julgamento aparecerá as almas e não os espíritos.
ExcluirEspírito que é a essência de Deus, o nosso DNA do criador ele não podem sofrer ao jugo, mesmo porque a alma sofre a influência da parte do homem no pecado (neurologia e psiquiatria), o espírito veio pronto e sem mácula alguma...
Jesus entrega seu espírito ao pai porque ele em essência é divino e ele mesmo sabia disso e mensiona a todo tempo no evangelho e ainda diz que ele é a primícia dos que dormem, não tem como imaginar parte de Deus que não teve pecado perecer no inferno eterno ou lago de fogo com a alma...
Bela resposta bíblica,no caso o espírito vai pra Deus porque é uma das grandes essências de Deus, é igual um poder voltar pro seu dono,pode ser isso? Deus abençoe!
ExcluirA sua pergunta e a seguinte, quando a Biblia diz que o espirito volta a Deus que o deu lá em Ec.12:7, ela está se referindo que todos um dia haverá de comparecer diante de Deus, para o juizo final, alma e espirito juntos. Os que forem salvos já estarão com Deus naquele dia, e os que morreram se Cristo serão julgados e sentenciados a condenação eterna espirito e alma juntos.
ResponderExcluirNada, absolutamente nada separa alma e espírito (a não ser a espada de dois gumes: a Palavra de Deus). Talvez com a salvação do escolhido, este salvo possa ter sua alma em "fusão" com o espírito adorador, do todo poderoso Deus e, obviamente tornar-se um.
ExcluirSe a alma e o espírito não se separar, do injusto, ambos vão ao inferno? Deus lançaria o seu espírito no inferno? Ou existe outro espírito no homem para ficar no lugar do espírito de Deus?
ResponderExcluirA alma veio de quem?, O espírito veio de quem?, Se a alma vai para o inferno , sendo ela vinda de Deus, porquê o espírito nao pideria ir tbm?, Reflita!
ExcluirO homem é constituído de corpo alma e espírito. ele nao seria completo se as partes se separassem e tivessem destinos diferentes.
ExcluirIrmão o senhor está confundindo o Espírito de Deus com o espírito humano.
ExcluirExiste o Espírito de Deus e o espírito humano. Até porque a bíblia diz: Rm 8:16: "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus."
Assim como Deus não poupou os anjos que foram criados por ele mais os centenciou pela sua rebelião , também todos aqueles que não se curvarem diante do Senhor corpo,alma e espírito também serão lançados no inferno ,ppr isso Deus da hoje em vida a oportunidade de o homem corpo,alma e espírito se render aos pés do senhor é salvador Jesus Cristo para ser salvo da condenação eterna jesus te ama
ResponderExcluirAssim como Deus não poupou os anjos que foram criados por ele mais os centenciou pela sua rebelião , também todos aqueles que não se curvarem diante do Senhor corpo,alma e espírito também serão lançados no inferno ,ppr isso Deus da hoje em vida a oportunidade de o homem corpo,alma e espírito se render aos pés do senhor é salvador Jesus Cristo para ser salvo da condenação eterna jesus te ama
ResponderExcluirOk. Se alma e espírito não se separam e o espírito é um canal de comunicação com Deus; aquele que for condenado a "morte" eterna continua se comunicando com Deus? Como pode o espírito condenado se comunicar com Deus? E havendo separação do espírito com Deus como permanecerá "vivo"?
ResponderExcluirSe o espirito e alma vai para Deus então porque existe espíritos assombrando gente .vagando. .tem gente que morre e fica presa na casa ..to nessa duvida
ResponderExcluir😀😁😁😁
ExcluirNa verdade conforme Heb.9.27
ExcluirO homem morre e não fica na terra vagando, mas vai ou pro céu. No caso do justo. Ou para o inferno, no caso do injusto.
Não existe alma vagando.
ExcluirLucas 16:19-31 leia!
Não existe alma vagueando. Existe é demônio se passando por gente que já morreu para enganar muita gente. Cuidado ele é astuto. Ele pode até se passar por um anjo de luz para enganar. Diz em
Excluir2 Coríntios 11.14
Isso não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.
Irmãos existem coisas bastante curiosas nesse assunto, quando observamos Gênesis 2.7, não encontramos nesse texto a alma sendo inserida no corpo separadamente, depois da confecção do corpo é posto o espirito, ou folego de vida e em seguida o texto diz que o homem tornou-se alma vivente, não identifico a alma sendo inserida. então entendi que no momento do sopro a alma e o espirito foram posto juntos, a partir de antão o todo passou a ser alma vivente.
ResponderExcluirNão sei se poderia poderia aplicar ao comentário o texto de Ezequiel capitulo 37, no texto de Ezequiel a ordem profética é dada aos elementos que compõe corpo e em seguida aos ventos que entendo está se referindo ao espirito e a alma, mas não identifico uma ordem posteriormente dada alma.
não estou afirmando nada, muito pelo contrario tenho duvidas e procurei o assunto e encontrei o site do pastor Douglas Baptista.
Entendo que Alma e Espirito não se separam, e de fato ambos fieram através do sopro de Deus... Não vamos querer dividir aquilo que Deus criou integralmente. Espirito, alma e corpo formam a natureza humana. forma todo o ser. Deus formou o espirito dentro do homem, Zc 12.1 "Peso da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele". o termo alma e espirito em Hebraico e grego são polissemico, portando o contexto de cada texto é quem vai determinar o sentido do texto. Ec 12.7, e Hb 9.27, ambos falam da morte e o primeiro passo após a morte é se apresentar diante daquele que formou esse ser, prestação de contas. ou quem vai dá o destino do ser é o Diabo? Agora como é que Is 59.1 diz que o pecado separa o homem de Deus, se o espirito do homem não peca? como uma substância pura consegue conviver com uma alma impura e um corpo entregue a vaidade? ao dizer que o espirito não peca, não estamos quebrando a unidade do homem? se ele, o espirito não peca, então o que dizer desses textos: Sl 32.2, Sl 51.10, Sl 78.8, pv 16.18, Ecl 7.8, 1 co 7.34, 2co 7.1,ITs 5.23. Alma e espirito estão tão entrelaçadas que em algumas referecias são sionimos, jo 12.27 / jo 13.21, Mt 16.26 / 1º Co 5.5. Espirito, alma e corpo forma uma unidade, não existem individualidade nesses tres elemetos no que se referem a ação do ser. Quando Paulo diz em Ts 5.23 sobre a santificação referem a todo o ser, Quando Jesus diz em Mc 12.30 "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento" Jesus não está fatiando o homem em pedaços, é todo o ser. E ainda Salmos 33.6 fala que Deus criou os anjos pelo espirito da sua boca, ainda assim, seres espirituais, pecaram. como o espirito do homem nao peca ou se contamina? no juizo final não tenho duvidas: espirito, alma e corpo hão de receber os mesmos destino....
ResponderExcluirah, mas tem Hb 4.12 que fala da separação. sim, vamos analizar o texto.
Excluir"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".
1° o texto fala do poder da palavra.
2° o texto aborda a parte material do homem e a imaterial.
3° dividir o divizivel, não me parece tão dificil.
4º Juntas são ossos, medula é o tutano, referem a parte material, o corpo e este por sua vez não se divide, ou o corpo foi feito pra se dividir? eles estão ligados quer seja por tecidos, nervos, etc. eles estão ligados. não se divide..
5º Espirito e alma, parte imaterial, de igual modo, estão entrelaçados, não são diviziveis.
6° o poder da palavra: sabe a medula ou o tutano? existe alguma parte no corpo homano mais escondida e mais íntima que o tutano, que fica localizado na cavidade dos osssos? pois é, a palavra do senhor é tão poderosa que é capaz de chegar até ai, nada está oculto diante desta palavra. isso no que se refere a parte material.
O que dizer então da parte imaterial? a parte mais intima de todo o ser humano. pois é, essa palavra é capaz de separar aquilo que é inseparavel.
Obs: se vc lê todo o texto e considerar as duas partes do ser humano, vai compreender perfeitamente esse texto...
Perfeito PB Edson!!
ExcluirO espírito do homem também vai para o Hades juntamente com a alma?
ResponderExcluirSe a Bíblia diz, em Primeira Tessalonicenses. CP. 5. Vc. 23. Que todo o nosso corpo, alma e espírito, deve ser conservado plenamente irrepreensível para a vida do nosso senhor Jesus Cristo. Como é que o espírito do homem ímpio que é digno de repressão, vai voltar para Deus??
ResponderExcluirQuando Eclesiates 12;7 diz E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu", devemos compreender que no AT, bem como na Filosofia, não existia o conceito Tricotômico (3 partes = Corpo+Alma+Espírito), mas somente o Dicotômico (2 Partes (Corpo+Alma (ou Espírito)), Então quando Salomão diz que o Espírito volta a Deus está incluída a Alma. No Novo Testamento a Alma+Espírito do Crente é vivificada pelo Espirito Santo de Deus.
ResponderExcluirdefina bem direta por favor:
ResponderExcluiro corpo volta ao pó
o espírito volta a Deus
e a alma, vai pra onde após a morte?
Então acredito que q alma e espírito são a mesma coisa,a diferença está no estágio,qd estamos encarnados somos espírito e qd estamos no outro plano somos almas!!
ResponderExcluirAcredito que alma e espírito são a mesma coisa, a diferença está no estágio, quando estamos encarnados somos espíritos e ao voltar para o outro plano somos almas!
ResponderExcluir7. Os dois destinos. Ensinamos que, na morte física do ser humano,
ResponderExcluiralma e espírito são separados do corpo44 e que os cristãos que partiram desse mundo são chamados de “espíritos dos justos aperfeiçoados"
(Hb 12.23), e os demais, de "espíritos em prisão" (1 Pe 3.19). Mas esses
espíritos não ficam vagando no espaço e nem se comunicam com
os vivos.45 Rejeitamos a crença da comunicação dos mortos com
os vivos e a doutrina da reencarnação: "aos homens está ordenado
morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo" (Hb 9.27); "porque se
lembrou de que eram carne, um vento que passa e não volta" (Sl 78.39).
Morte significa "separação".46 Há apenas dois destinos para os seres
humanos, o Céu ou o Inferno.47 Deus tem um lugar preparado para
os salvos na sua morte, que é identificado de diversas maneiras:
"uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus [...] nossa habitação,
que é do céu" (2 Co 5.1,2); "habitar com o Senhor" (2 Co 5.8); "estar
com Cristo'' (Fp 1.23). Os mártires da Grande Tribulação aparecem
debaixo do altar de Deus, no Céu.48
Quando Deus forma o homem e te da o espírito, a alma nasce no mesmo instante, e como um bebê sendo gerada na barriga da mãe quando Deus da vida aquele embrião a alma também surge, o embrião forma o bebê o bebê sai para fora da barriga da mãe aquela criança cresce se tornando adulta, assim e também o processo da alma ela vai se desenvolvendo junto com o corpo físico, já o espírito já está formado por Deus, ex.: porque um criança de 2 anos quando ela faz uma coisa errada sem ela entende que tá errando ela percebe que errou, já observaram isso, é porque o espírito da quela pessoa ja tá formando. Por isso eu vou na teologia hebraica, quando o homem morre o espírito valta a Deus não importa se é salvo ou perdido, já a alma se separa do espírito, a alma do salvo vai pro paraíso e a alma do perdido vai pro hadis e o corpo valta ao pó. Eu não concordo com essa teologia grega não.
ResponderExcluirMuito bom o artigo legal
ResponderExcluirAlma e espírito são a mesma coisa,a palavra alma é spirito na Bíblia se apresentam com vários sentidos até como expressão de sentimento.
ResponderExcluirSe alguém se propor a fazer uma exposição da dicotomia, se perceberar que, biblicamente a dicotomia é ensinada nas Escrituras Sagradas.
ExcluirA paz do Senhor Jesus Cristo.
ResponderExcluirO assunto merece pesquisa, profundidade muito bom.