sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Ano novo: Tempo de Renovação


...esquecendo-me das coisas que atrás ficam,
e avançando para as que estão diante de mim,
prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”
(Fp 3.13-14)

Doze meses se passaram e muitas vitórias podem ser contabilizadas. E também somamos insucessos e adversidades. Para muitos a esperança feneceu, os sonhos não se tornaram realidade e os objetivos não foram alcançados. Apesar de tudo, das vitórias e também das frustrações, Deus nos concedeu um novo ano.
Novo ano é tempo de renovar. Oportunidade de alimentar a esperança, restaurar os sonhos, traçar novas metas e objetivos. Aprender com os erros e recomeçar. É tempo de acreditar, animar-se e olhar para frente.
O apóstolo dos gentios no texto acima referenciado exorta os Filipenses a seguirem seu exemplo e continuarem firmes na jornada. Alguns conselhos práticos e eficientes são enumerados por Paulo:
Não olhar para trás. Paulo obtivera muitos sucessos e também experimentara fracassos em sua carreira cristã. Ele não desprezava as experiências vividas, somente não podia ficar estático olhando para o que passara. Olhar para trás lhe tiraria o foco, o faria mais lento e serviria de embaraço. Assim, Paulo ensina que não devemos ficar lamentando as frustrações do ontem e nem viver com as glórias do passado.
Avançar para o que está adiante. Parece pleonasmo mas é metáfora de uma corrida, a mais comum das modalidades do atletismo. Avançar aqui significa literalmente “esticar-se”, ou seja, inclinar o corpo para frente como faziam os atletas gregos em um esforço para vencer a resistência do ar. Isto implica em esforçar-se e não permitir que as adversidades impeçam ou atrasem nossa corrida em direção ao alvo.
Prosseguir para o alvo. Requer perseverança para atingir a meta. Prosseguir para poder manter e aumentar o ritmo e a velocidade em direção a linha de chegada. Manter os olhos fixos no alvo. Não distrair sua atenção com a torcida do contra ou com a aparência e sutileza de outros corredores. Pensar no prêmio, na soberana vocação, a vitória e a salvação em Cristo Jesus.
Quero pois, nesta mensagem de Ano Novo, lembrar-lhe os sábios conselhos paulinos: Não olhe para trás (para fugir do embaraço); Avance para adiante (para vencer as barreiras); e Prossiga para o alvo (para não se distrair do propósito). Renove a esperança e a fé, se reabasteça de ânimo para não se deixar envolver pelas circunstâncias. Prossiga e não abandone a corrida. “...corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé” (Hb 12.1,2).

Feliz e abençoado 2015!

Fonte: 
http://www.cpadnews.com.br/blog/douglasbaptista/o-cristao-e-o-mundo/114/ano-novo:-tempo-de-renovacao.html