sábado, 2 de março de 2013

CONSAGRAÇÃO E COLHEITA


“Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR
maravilhas no meio de vós” (Js 3.5).


1. Josué sucessor de Moisés encontrava-se diante de um grande desafio. A transposição do Jordão seria sua primeira grande empreitada como líder em Israel. O obstáculo naturalmente era amedrontador. O rio tem profundidade média de 1 a 3 metros e largura de 30 metros. Era o período da colheita e o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras (Js 3.15).

2. Durante três dias Josué viveu um período de angústia. Como vencer o Jordão? Como transpor o intransponível? O período de súplica e incessante clamor do homem de Deus culminaram com uma clara orientação divina: “Santificai-vos”. Imediatamente a ordem foi repassada ao arraial Israelita. No dia seguinte quando os sacerdotes repousaram seus pés no Jordão, as águas miraculosamente pararam amontoadas e todo o Israel passou a seco. O Todo Poderoso concedera o escape e  Josué recebera grande vitória.

3. Santificar-se é uma das ações na vida daqueles que se consagram ao serviço do Reino de Deus. A colheita, ou seja, o desfrutar da vitória é o resultado desta vida santificada. Foi desta maneira que Josué e os Israelitas marcharam a pé enxuto sobre o Jordão. Este princípio bíblico permanece atual, por isso no ano de 2013 o Senhor continua orientando seu povo: “Santificai-vos, porque amanhã farei maravilhas no meio de vós”.