segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ORDEM DOS CAPELÃES EVANGÉLICOS DO BRASIL


FLAGRANTE DA DIPLOMAÇÃO
Missª Dirlei, Pr. Dr. Douglas, Dep. Distrital Bispo Renato
Dep. Distrital Leonardo Prudente - Presidente da Câmara Distrital

Prezados irmãos no último dia 26 Set 09 (sábado) no Templo Sede da ADMDF -Assembléia de Deus de Missão do Distrito Federal, tive a alegria de tomar posse como presidente da Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil - OCEB. Agradeço ao bom Deus por ter me confiado tão nobre missão.

A expressão “Capelão” designa o encarregado de prestar assistência religiosa e espiritual dentro de instituições coletivas, pública ou privada, tais como: unidades militares, hospitais, presídios e escolas. Por sua vez o serviço prestado pelos capelães é denominado de “capelania”.
Fundamentada nesta conceituação e na legislação em vigor, a Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil, disponibiliza cursos de capelania que capacitam voluntários para levar solidariedade, empatia, amor, conforto e esperança aos necessitados. Assim, por meio dos cursos de capacitação e da prática da fé cristã os capelães da OCEB oferecem atendimento espiritual, emocional, social, recreativo e educacional, sem distinção de credo, raça, sexo ou classe social, em busca de consolo, cura e novas perspectivas na vida do paciente em hospitais, do interno em presídios e do estudante em sua instituição de ensino.

Nossa fundamentação bíblica encontra-se nas palavras do Senhor Jesus em Mateus 25.34-46 onde vemos assistência sendo prestada a certos grupos especiais; famintos e sedentos, estrangeiros, mendigos, enfermos, presos. Já em Lucas 10.25-36, temos a parábola do Bom Samaritano, referindo-se a um cuidado total, físico, emocional, psicológico e espiritual. E isso tudo dá idéia de capelania.


Ajude-nos a fazer esta obra, junte-se a nós.
Seja um Capelão Evangélico!



SELEÇÃO BRASILEIRA VIRA IGREJA

A Revista Placar do mês de setembro, traz um raio-X religioso da seleção brasileira, relacionando os jogadores que se denominam evangélicos ou católicos.
A matéria de capa traz o título pejorativo “Seleção vira igreja” e mostra que saíram de cena os pagodeiros e entraram em cena os evangélicos. Em lugar dos sambas entoados entre uma viagem e outra entraram os hinos e orações com a Bíblia na mão.

Segundo a revista, em 1994 quando Dunga viu aquilo na concentração, pela primeira vez, disse ao Parreira: -Ficou louco, vai deixar esses caras rezarem aqui dentro? Hoje a cantiga é outro, os evangélicos Lúcio e Kaká conseguiram o milagre da classificação para a Copa por antecipação.

Ainda, de acordo com a publicação, o grupo de religiosos, liderado por Kaká e Lúcio, só cresce. Para comandar as orações, um pastor de verdade foi convidado. Anselmo, da Primeira Igreja Batista de Curitiba, é o principal confidente de alguns dos atletas mais bem pagos do mundo.
A revista menciona que o fortalecimento religioso na Seleção acontece justamente no momento em que a Fifa abre fogo contra a manifestação religiosa em seus eventos, como aconteceu na Copa das Confederações.

As reuniões de oração têm atraído até pagodeiros e festeiros como o jogador Robinho. A publicação aborda também o tema dízimos – enfatizando os rendimentos de Kaká e a maneira como o mesmo tem ajudado a Igreja Renascer.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Crítica Textual Bíblica

A exegese distingue-se da crítica textual. A crítica textual procura determinar as “palavras” exatas do texto original. A hermenêutica, em contrário, procura descobrir o “sentido” dessas palavras. Isto é, a crítica textual pergunta: “O que está escrito?”, e a hermenêutica indaga: “O que o autor quer dizer?”

Quando estudamos hermenêutica, descobrimos algumas regras de interpretação da Bíblia que muito auxiliarão o estudante na exegese da mesma. A hermenêutica apresenta as regras e a exegese é a prática destas regras.

Abaixo apresento algumas boas obras que irão ajudá-lo muito=


ALMEIDA, Antônio. Manual de Hermenêutica Sagrada. Instituto Presbiteriano, 1985.
BERKHOF, L. Princípios de Interpretação Bíblica. Rio de Janeiro: JUERP, 1981.
CARSON, D. A. A exegese e suas falácias. São Paulo: Vida Nova, 1999.
CROATO, J. Severino – Hermenêutica Bíblica – EP, 1985
LUND, E. & NELSON P.C. Hermenêutica. São Paulo: Vida, 1981.
WEGNER, U. Exegese do N.T. Manual de Metodologia. São Leopoldo: Sinodal. 1998.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

IGREJA DE LUTO - PR. LEONARDO NA GLÓRIA


1. É com pesar que registro neste blog, o trágico falecimento do Pastor JOÃO LEONARDO DOS SANTOS LOURENÇO.
2. O Pastor Leonardo (como era conhecido), foi o fundador da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no SMU em Brasília - DF.
3. Pastor Leonardo foi um prestimoso e particular amigo. Grande homem de Deus que abençoou em muito a minha vida, minha família, e o ministério que me foi confiado.
a) Segundo Jackson Carvalho, advogado da família do Pastor Leonardo, ele foi baleado no coração, e de raspão, na cabeça e na coxa, por volta de 18h15 de segunda-feira (14 Set 09), em frente a sua residência, na Rua Monte Castelo, Tarumã em Curitiba – PR.
b) De acordo com as informações, o Pastor Leonardo havia vendido a propriedade e no final da tarde foi com o novo morador acertar os últimos detalhes. Neste momento, o comprador foi abordado por um bandido que queria levar o carro que era de uma locadora e estava com o novo morador. Para proteger os filhos do comprador, dois meninos de 6 e 9 anos, que estavam ao lado do veículo, o Pastor Leonardo tentou persuadir o bandido e foi alvejado cinco vezes com uma pistola calibre 380, o bandido roubou a carteira do comprador da casa e fugiu em um Honda Civic.
c) O corpo do Pastor Leonardo foi trasladado para a cidade de São Luiz Gonzaga onde foi sepultado na quarta-feira (16 Set 09).
d) O Pastor Leonardo deixou a esposa Shirley Chaves, e dois filhos, Gueverson de 26 anos e Joathan de 16 anos.

4. Diante desta trágica notícia, apresentamos em nome da igreja e da minha família, nossas condolências a família enlutada por tão grande perda.
5. Abaixo transcrevo uma mensagem escrita pelo Pastor Leonardo que retrata muito bem a fé e a esperança deste grande homem de Deus. Esta mensagem foi publicada no Boletim Informativo da Igreja. Boletim nº 012 em Junho de 2000:

RECOMPENSAS, AOS FIÉIS OBREIROS
(Mateus 19. 27,29)

“Eis que nós deixamos tudo e te seguimos; QUE RECEBEREMOS?”
Nos dias atuais, muitos são os que buscam só recompensas terrenais, trabalham por valores perecíveis, por vanglória, em busca de reconhecimento humano. Porém, não são assim os servos bons e fiéis que servem a Jesus por amor e por gratidão, cuja maior alegria é a expansão do Reino de Deus, este Reino que não é comida e nem bebida, mas sim espiritual, gozo, paz e alegria.
Aos servos bons e fiéis há uma promessa: TODO AQUELE QUE TIVER DEIXADO, CASAS - bens materiais; IRMÃO ou IRMÃS - parentela segundo a carne; PAI ou MÃE - que ficaram orando e chorando pelo filho chamado, que com coragem rompe o dia a dia familiar obedecendo a Voz do Espírito Santo que lhe inquietava todas as horas, aborrece a mulher e até filhos, que as vezes não compreendem, a honra do esposo ou do pai que está fazendo o trabalho que os anjos queriam fazer, e que muitos querem e não podem. Outros deixam TERRAS – o lugar onde nasceram e têm herança. Riquezas materiais não lhe atraem mais, a chama que arde em seus corações se sobrepõe a todos estes valores. São heróis anônimos da fé que vão em busca das almas.
É para vocês a promessa, que talvez, por amor sincero e extrema gratidão, teem até vergonha de meditar. Meus irmãos obreiros, vocês receberão CEM VEZES MAIS aqui na terra, mas pense no que diz o seguinte: e por fim a VIDA ETERNA! Quanta riqueza material, riqueza que nossa descendência, filhos, netos, etc... colhem à sombra de um homem fiel. Mas será que podes imaginar o valor do que nos será recompensado na outra vida? A vida eterna! Pense irmão, mesmo que aqui não recebêssemos nada, só a vida eterna seria suficiente com suas imedíveis riquezas e surpresas que a nossa mente humana não alcança.
Prossiga irmão, o justo juiz tudo vê. Amém! (
Pr. João Leonardo dos Santos Lourenço)