segunda-feira, 31 de maio de 2010

CHURRASCO EM ITAJAÍ-SC

Simone, Douglas e Júnior
Da esquerda p/ a direita: Lili, Júnior, Douglas, Eli
Da esquerda p/ a direita: Lili, Simone, Júnior, Eli

1. À noite de sábado (29/05) tive a honra e o privilégio de ser recebido, em Itajaí - SC, na casa de um casal de amigos de longa data (Júnior e Simone). Ele catarinense. Ela Gaúcha.

2. Na ocasião o catarinense assou e serviu um suculento e saboroso churrasco. Na oportunidade, além de rever nossos amados irmãos em Cristo, ainda, conhecemos o simpático casal Eli e Lili (os aguardamos em Brasília).
3. Prezados, obrigado pela recepção e carinho. Amamos vocês!

CURSO CAPELANIA EM ITAJAÍ - SC

Formandos do Curso de Capelania em Itajaí - SC

Formandos do Curso de Capelania em Itajaí - SC em frente a ANACE

Posse do Superintendente da OCEB em Santa Catarina
(Pr. Orlando Pacheco e Pr. Douglas Baptista)

Capelã Maqueli em adoração com os formandos

A cantora escalada pela turma recebendo o certificado do Paraninfo

Orador da Turma. Prof. Ademir Onofre

Orador recebendo certificado do Paraninfo

Vista parcial dos formandos
Vista parcial dos formandos
Vista parcial dos formandos
Missionária Rosane, Pr. Douglas, Pr. Pacheco, Oséias Avancini


1. Com imensa satisfação estive na bela e aconchegante cidade portuária de Itajaí – SC, nos dias 28, 29 e 30 de Maio (sexta, sábado e domingo). A chegada foi de modo inusitado. Como não houve teto para o pouso da aeronave no aeroporto de Navegantes –SC. O piloto pousou o avião em Joinvile-SC e de lá seguimos de ônibus (1 hora e meia sacolejando nas inúmeras curvas da estrada estadual).

2. A recepção amável e calorosa foi realizada pelo Pastor Orlando Camilo Pacheco – Presidente da OMEGA – Ordem dos Ministros Evangélicos da Grande América. O objetivo da viagem foi o de ministrar o Curso Intensivo de Capelania Evangélica nas áreas Hospitalar, Prisional e Escolar oferecido pela OCEB (Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil) em parceria com a OMEGA.

3. O curso contou com 45 alunos de vários municípios de Santa Catarina e ate do Paraná. As aulas foram ministradas no Auditório da ANACE (Associação Nacional da Cultura Evangélica), que contou com o apoio da Missionária Rosane, Secretária Maira, Cordenador Ailson e cinegrafista Oséias Avancini (Obrigado prezados pelo vosso trabalho).

4. Na sexta-feira aconteceu a palestra de abertura com apresentação do curso e agenda dos trabalhos. Depois foi a hora de degustar Tainha Frita e Linguado na Avenida Beira – Rio (Recomendo).

5. Pela manhã e tarde de sábado foram abordados diversos temas da Capelania e assistido alguns vídeos acerca do assunto em questão. À noite o privilégio de ser recebido na casa de um casal de amigos de longa data (Júnior e Simone). Na ocasião o catarinense assou e serviu um suculento e saboroso churrasco. Na oportunidade, além de rever nossos amados irmãos em Cristo, ainda, conhecemos o simpático casal Eli e Lili (os aguardamos em Brasília).

6. Domingo pela manhã o encerramento com posse do Superintendente Seccional de Santa Cantarina – Pastor Orlando Camilo Pacheco. Momento da Leitura Bíblica (Presidente OCEB), Louvor (Capelã Maqueli Guesser), Palavras do Orador da Turma (Prof. Ademir Onofre), Palavras do Paraninfo (Pr. Orlando Pacheco), Juramento dos Formandos, Entrega de Certificados e Foto Oficial.

7. Depois de vários flashes, entrevistas e despedidas, uma carona com o Capelão Reival Junior até o aeroporto de Navegantes (obrigado) e o retorno para casa. Missão Cumprida! Glória a Deus!

8. Parabéns formandos do Curso de Capelania em Itajaí – SC. Foi um prazer ter estado com vocês. Deus faça prosperar o serviço de capelania em Santa Catarina. MARANATA!

OBS: Na volta prá casa um inconveniente. O passageiro da poltrona 4 A, meu vizinho no vôo 1206 da GOL, não parou de se movimentar na poltrona um instante sequer. E para piorar, usando fone de ouvido cantarolava bem alto e desafinado as músicas sem sentido que ouvia (Tenho certeza que não era catarinense ou paranaense – E nem gaúcho).











domingo, 30 de maio de 2010

PASTOR PEDRO INÁCIO LANÇA LIVRO NA ÁREA DE EVANGELISMO E MISSÕES

Pastor Pedro Inácio autografando seu livro
1. No dia 27 de maio de 2010 (Quinta-Feira) às 20 horas no Templo da Assembléia de Deus no Núcleo Bandeirante – DF tive a honra e o privilégio de participar do lançamento de uma primorosa obra literária escrita pelo Pastor Pedro Inácio da Silva.

2. Estiveram presentes diversos pastores e igrejas que abrilhantaram o culto em ação de graças que foi dirigido pelo Missionário Jeremias. Vários cantores da região e igrejas co-irmãs adoraram ao Senhor em uma demonstração de comunhão e amor fraternal.

3. O livro publicado tem como título “PODER PARA GANHAR ALMAS – Como realizar a Grande Comissão”. A obra possui 96 páginas e foi editada pela Editora Gráfica Trindade e está dividido em oito capítulos que são abordados com grande propriedade.

4. O Pastor Pedro Inácio exerce, entre outros, os seguintes cargos: 1º Secretário da COMADEBG (Convenção dos Ministros das Assembléias de Deus de Brasília e Goiás), Membro do Conselho de Missões da CGADB e Coordenador de Setor da Assembléia de Deus de Brasília. Possui os cursos superiores de Teologia, Administração e Ciências Políticas.

contatos com o autor: Pedro.inacio@uol.com.br

sábado, 15 de maio de 2010

CONSELHO DE EDUCAÇÃO E CULTURA - CGADB

Da esq/ para Direita, Pastores: Jesiel, Hércules, José Alves, Douglas, Emmanuel, Terry e Acioli

Da esq/ para Direita, Pastores: Altair, Hércules, José Alves, Douglas, Emmanuel, Terry e Acioli

Pastor Douglas (Presidente CEC) entregando certificado do CETADEB ao Pr. Acioli


Pastor Douglas (Presidente CEC) entregando certificado do CETADEB ao Pr. Hércules

1. Hoje (15/05/2010), nas instalações da EETAD em Campinas – SP, realizou-se mais uma reunião do Conselho de Educação e Cultura (CEC) da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB).

2. Após o devocional e leitura do relatório financeiro foi homologado o credenciamento do Centro de Educação Teológica das Assembléias de Deus no Brasil (CETADEB) sediado em Apucarana - PR. Logo após foi entregue o certificado de reconhecimento aos representantes do CETADEB: Pastores Daniel Acioli e Hércules Denobi.

3. Em seguida foi definido a data da 2ª Conferência de Educação Teológica que será realizada nos dias 6 à 8 de Agosto do corrente ano em Teresina – PI.

4. Foi também votado e aprovado os temas e os preletores para a 2ª Conferência de Educação Teológica que ficaram assim definidos:

a) Metodologia Científica do Ensino Teológico (Pr. Jesiel Padilha);
b) Antropologia Bíblica e suas Implicações (Pr. Elienai Cabral);
c) Princípios Éticos e Teológicos da Reforma Protestante (Pr. Altair Germano);
d) Modismos Teológicos da Pós-Modernidade (Pr. Esequias Soares);
e) Pressupostos Hermêuticos da Teologia Contemporânea (Pr. Esdras Bentho)
f) Exegese Bíblica e suas Falácias (Pr. Douglas Baptista).

5. Ficou também definido que os devocionais serão realizados pelos Pastores: José Gonçalves (Teresina-PI) e Eliezer Moraes (Porto Alegre-RS).

6. Na ocasião, também foi nomeada Comissão para revisar as Normas e Diretrizes do CEC que ficou assim constituída:
a) Presidente: Pr. Jesiel Padilha;
b) Membros Titulares: Pr. Emmanuel Silva e Eliezer Moraes;
c) Suplente: Pr. Altair Germano.

Maiores Informações: douglasbaptista@ig.com.br


sábado, 8 de maio de 2010

CAPELANIA NA SBB



Neste 08 de Maio de 2010 (sábado) das 08h30 às 17h30 aconteceu o Curso Intensivo de Capelania Hospitalar, Prisional e Escolar nas dependências da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) no SGAN 603, mais conhecido como “Edifício da Bíblia”.

O curso foi ministrado pela OCEB (Ordem dos Capelães do Brasil) e contou com 58 participantes.
Os palestrantes foram os pastores-capelães:

Pr. Cpl. Douglas Baptista (Pres. OCEB)
Pr. Cpl. José Carlos (Vice-Pres. OCEB)
Pr. Cpl. Paniaset (Conselheiro OCEB)

A formatura dos concludentes do curso será no dia 04 Jun 10 (sexta-feira) às 20h na Igreja Batista Evangélica de Brasília (IBAB) localizada na ADE (Área de Desenvolvimento Econômico), Conjunto 19, Lotes 40/44 (próximo a barreira eletrônica do Riacho Fundo I).

A paraninfa da turma será a Irmã Eliana, Líder de Ação Social da SBB em Brasília. O preletor será o Pr. Francisco Neto (IBAB).

Para maiores informações acesse o sítio:
www.oceb.com.br



quinta-feira, 6 de maio de 2010

domingo, 2 de maio de 2010

ENSINO TEOLÓGICO? (Parte 2)


Caros irmãos
Para quem leu o artigo no blog do Pr. Acioli (publicado aqui na postagem anterior)

Neste contexto, tenho convicção que o maior problema é o total desconhecimento de nossas próprias origens. A desinformação da história de nossa igreja faz com que alguns companheiros tomem posições equivocadas quanto ao estudo da teologia.

Deste modo, além das argumentações muito bem formuladas pelo companheiro Pr. Acioli, a guisa de contribuição, acrescento o seguinte:

“Convém lembrar aos críticos de plantão que o Pastor Gunnar Adolf Vingren (Fundador das Assembléias de Deus no Brasil) era possuidor do título de Bacharel em Teologia, obtido em 1904, pelo Seminário Teológico Batista Sueco, em Chicago. Tempos depois, tendo sido consagrado Pastor, presidiu a Igreja Batista em Menominee, Michigan. Mais tarde mudou-se para a Igreja Batista de South Bend, lá permanecendo até outubro de 1910, quando veio ao Brasil para divulgar o Movimento Pentecostal e ensinar teologia bíblica, por meio dos sermões que ministrava”.

Outro aspecto que considero relevante para este debate, é o exemplo deixado pelo Apóstolo Pedro:

“O indouto pescador galileu vocacionado por Jesus para o apostolado, escreveu sua primeira epístola pela mão de um amanuense (“por meio de Silas [Silvano]” – 1Pe 5.12). Porém, mais tarde, já adquirido conhecimento suficiente da língua grega escreveu a segunda epístola de próprio punho. E na conclusão desta sua última epístola, Pedro deixou registrado a necessidade de seguirmos o seu exemplo: [antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 2Pe 3.18]”

A exortação de Pedro diz respeito à urgente necessidade de adquirirmos de modo equilibrado e de igual modo graça e conhecimento. Baseado nesta expressão petrina um renomado teólogo escreveu a seguinte máxima:

“A graça sem o conhecimento conduz ao fanatismo
e o conhecimento sem a graça conduz ao legalismo”

Sigamos, pois a orientação bíblica:
GRAÇA E CONHECIMENTO,
UNÇÃO E SABEDORIA,
MILAGRES E DOUTRINA,
ORAÇÃO E ENSINO,
DONS ESPIRUTAIS E FRUTO DO ESPÍRITO,
PODER E SANTIDADE,
JEJUM E VIGILÂNCIA,
PREGAÇÃO E ESTUDO BÍBLICO;

E a lista não acaba aqui...
Busquemos o equilíbrio
e não ouviremos mais
oposições descabidas e ignorantes
acerca do estudo da teologia.


ENSINO TEOLÓGICO?

Muitos continuam a dizer que a formação teológica é plenamente dispensável, e, para comprovar suas afirmações, apontam para o fato de que os apóstolos não freqüentaram nenhuma escola teológica.

No entanto, estas afirmações são, no mínimo, ingênuas, pois jamais houve outra escola tão extraordinária quanto a que freqüentaram os apóstolos.

O professor foi o próprio Senhor Jesus Cristo, que não somente os ensinou a interpretar o Antigo Testamento, mas também, com a prática, mostrou-lhes o que seria, o ministério deles após sua morte e ressurreição.

Outros dizem que as Assembléias de Deus no Brasil cresceram com base no fecundo trabalho de homens iletrados, e que nunca cursaram qualquer escola ou faculdade de teologia.
Todavia, esquecem que esses homens foram profundos conhecedores das Escrituras e que esse conhecimento foi adquirido no discipulado de anos e anos.

Foram cooperadores que, geralmente, passaram do diaconato ao presbiterato, até atingirem o ministério.

Na verdade, consciente ou inconscientemente, nas primeiras décadas, o movimento pentecostal iniciado pelas Assembléias de Deus manteve o mesmo padrão de treinamento do Divino Mestre.

O pastor se acercava de cooperadores, trabalhando em tempo integral ou parcial, participando de estudos e escolas bíblicas temporárias, dirigindo congregações pequenas, e, de acordo com seu desenvolvimento espiritual, eram separados para o ministério.

De modo gradual e equilibrado, muitos desses servos de Deus alcançaram a liderança de grandes igrejas.

Todavia, o que se deve ter em mente é que, independente do método ou do modo, o obreiro cristão deve ser preparado adequadamente no conhecimento teológico (2Tm 2.15; 1Tm 4.13; 1Pe 1.10).

O conhecimento de Paulo ia além da teologia do Antigo Testamento, para incluir conhecimento de teologia natural (At 17.22-29).

A formação teológica deve incluir, além da Teologia Sistemática, conhecimento de hermenêutica e exegese, história e geografia bíblica, homilética, ética cristã, etc.

Tem sido considerada adequada a formação de boas escolas e seminários teológicos ligados ao nosso movimento, obedecendo a orientação de ministérios ou convenções.


FONTE: Blog Pr. Acioli
http://prdanielsalesacioli.blogspot.com/2010/05/ensino-teologico.html